Sim, hoje está sendo um dia das crianças diferente.
Mas não podemos perder de vista a essência da infância: o brincar.
Que – não por coincidência – é também a base da nossa Escola.
Se, por um lado, estamos tristes, por não poder ver a Catavento cheia de sons e cores das crianças, por outro, encontramos uma forma de estar presentes para elas nesta data tão especial.
Começamos a trilhar um brinquedo montado com sucata para cada criança e vamos mandar para as casas de cada aluno e aluna este início de brinquedo com tintas, pincéis e outros adereços, para que as crianças os finalizem.
Foi este o jeito que encontramos de manter algumas tradições da Escola: estar presente, incentivar o consumo consciente e trabalhar a autoria e as manualidades, transformando a construção do brinquedo em um processo divertido: uma brincadeira!
Habitualmente, trabalhamos com as crianças a ideia de que construir os próprios brinquedos é divertido e que podemos construí-los ao nosso gosto, reaproveitando materiais e sucata.
Nas oficinas de arte com a professora Ana, ela costuma trazer sugestões para os grupos e as crianças constroem, brincam aqui com os colegas e depois levam o brinquedo para casa.
Elas sempre ficam muito felizes e valorizam bastante essas produções.
Não é raro observarmos que esses brinquedos aparecem aqui pela Escola no dia do brinquedo, às sextas-feiras, quando elas podem trazer um brinquedo de casa.
Alguns aparecem até depois de muito tempo que foram construídos.