festajuninaSenhores Pais,
Durante o mês de junho trabalharemos com o tema junino para que as crianças entendam o significado e as diversas manifestações deste tema folclórico cultural brasileiro.

 

1- BRINCADEIRAS

  • pescaria (fazer os peixinhos com papelão e pintar)
  • boliche (fazer as garrafinhas com sucata e a bola de meias velhas)
  • boliche de latas
  • boca do palhaço
  • pinhata
  • amarelinha
  • mãe da rua
  • três Marias (fazer os saquinhos de areia)
  • barra manteiga
  • lenço atrás
  • pega-pega
  • cabra-cega
  • esconde-esconde
  • brincadeiras de roda
  • dancinhas e quadrilhaAulas do Alexandre
    – Boi Catavento (do Bumba meu boi)
    – Brincadeiras com arcos e fitas
    – Jogos de capoeira

2- CANTIGAS

  • cai-cai balão
  • o balão vai subindo
  • balãozinho
  • com a filha de João, Antonio ia se casar …
  • pula pipoquinha
  • capelinha de melão
  • pula fogueira
  • quadrilha, entre outras.
  • Pretendemos resgatar as brincadeiras tradicionais e cantigas que estão sendo esquecidas.
  • Pesquisas com papai ou mamãe:
    • Como eram as festas juninas quando você era criança?
    • Você conhece alguma festa junina diferente da que temos aqui em São Paulo?
    • As festas juninas são iguais em todos os lugares do Brasil?
    • Quais as brincadeiras que você gostava mais quando era criança?
      (Vale escrita, desenho, fotos ou colagens).

3- CULINÁRIA E COMIDINHAS

  • Lanche Junino: Para completar o lanche , uma criança por dia deverá trazer uma guloseima para os colegas da turma, conforme a solicitação da professora.
  • SUGESTÕES:
    • milho de pipoca
    • batata doce cozida
    • pinhão
    • paçoca
    • cocada
    • milho verde cozido
    • pé-de-moleque
    • doce de leite
    • amendoim torrado doce ou salgado
    • pipoca doce
    • doce em pedaço de batata doce ou de abóbora
    • pamonha
    • curau
  • Culinária:
    • cada turma fará uma receita dupla para oferecer aos colegas das outras turmas.
    • Serão quatro culinárias durante o mês , uma por semana. Pedir os ingredientes de casa.
    • Registros:: crianças menores do GI e GII registrarão as receitas com cartazes de desenhos e/ou colagens.
    • Os maiores farão a escrita da lista dos ingredientes, modo de fazer e atividades de matemática.
    • Pesquisa: As mamães poderão mandar sugestões de culinária com a receita.
    • Votação para escolha da melhor receita (registro do resultado).
    • Com a complementação do lanche e a culinária, pretendemos que as crianças conheçam os pratos típicos da época e experimentem diferentes sabores.

4- ATIVIDADES PLÁSTICAS

  • pesquisar as obras de Volpi e separar algumas que retratem as
    bandeirinhas das festas juninas.
  • observar e reproduzir uma pintura de Volpi
  • recortar bandeirolas utilizando diversos materiais (EVA, plásticos e papéis diferentes).
  • oficina de criatividade com sucata para reprodução do tema junino
  • colagem com tecidos, e.v.a, palitos, papel cartão, barbante, celofane, palha…
  • oficinas de arte com profa. Ana
  • dobradura do balão (conscientização: proibido soltar balões)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *